terça-feira, 26 de outubro de 2010

MORAL DA HISTÓRIA

AS PEQUENAS COISAS ...
São as coisas pequenas que muito nos ensinam.



Num dia de verão, eu estava na praia, espiando duas crianças na areia. Trabalhavam muito, construindo um castelo de areia molhada com torres, passarelas e passagens internas.
Quando estavam no final do projeto, veio uma onda e destruiu tudo, reduzindo o castelo a um monte de areia e espuma.
Achei que as crianças cairiam no choro, depois de tanto esforço e cuidado; mas tive uma surpresa: em vez de chorar, correram para a praia, fugindo da água, rindo de mãos dadas, e começaram a construir outro castelo.
Compreendi que havia recebido ali uma importante lição!

“Tudo em nossas vidas, todas as coisas que gastam tanto do nosso tempo e de nossa energia para serem construídas, tudo é passageiro, tudo é feito de areia; o que permanece é só o relacionamento com as pessoas.
Mais cedo ou mais tarde, uma onda poderá vir e destruir ou apagar o que levamos tanto tempo para construir. E quando isso acontecer, somente aquele que tiver as mãos de outro alguém para segurar, será capaz de rir e recomeçar”.

MORAL DA HISTÓRIA

Costumamos nos apegar com orgulho e possessividade a tudo que conquistamos, sejam coisas, pessoas ou situações. Não compreendemos que a felicidade não está contida nas coisas, no outro ou nas circunstâncias. Precisamos, urgentemente, perceber que a fonte de nossa alegria está em nosso coração e, assim, ao perdermos qualquer coisa, pessoa ou posição, a tristeza passará e deixará em seu lugar a certeza de que podemos recomeçar.

REGRAS BÁSICAS DE CIDADANIA

Série: 1º Ano Curso: Vendas Turno: Matutino e Vespertino
PROFª.: Edilene Bomfim Rêgo Purificação

REGRAS BÁSICAS DA CIDADANIA

01 – SER SOLIDÁRIO→ Solidariedade é um laço que nos vincula aos outros indivíduos. Hoje, é uma palavra de ordem para a harmonia social. Prestar o bem aos semelhantes, ajuda-los, mostrar compreensão, honestidade e preocupação com todas as pessoas é uma das maiores virtudes que se pode ter, uma ferramenta das mais sólidas para construirmos uma sociedade mais justa.

02 – TER RESPEITO → seja no trânsito, na escola, no trabalho, na rua ou dentro do ônibus, respeitar as outras pessoas é princípio básico para também ser respeitado. Não esqueça = a liberdade de uma pessoa termina onde começa a liberdade de outra.

03 – SER SINCERO → quando buscamos a confiança de outras pessoas, devemos ser sinceros em tudo o que fazemos, em nossas palavras, em nossas ações e em nossos pensamentos. Na sinceridade não existe espaço para a hipocrisia, para a mentira, para a falsidade e para a traição. Sendo sincero, ganhamos a liberdade, a confiança e mais facilmente a amizade de outras pessoas.

04 – DIZER SEMPRE A VERDADE → dizendo a verdade, ganha-se confiança, pela confiança, ganha-se a amizade. A harmonia e o progresso social dependem e muito dessa qualidades.

05 – COOPERAR → participar é sempre fundamental. A cooperação mútua entre as pessoas de bons valores constrói caminhos de esperança para toda a sociedade.

06 – NÃO AGREDIR O SEU SEMELHANTE→ seja por palavras ou mesmo por agressão física, violência sempre gera mais violência. Devemos sempre dizer não a qualquer tipo de violência e agressão.

07 – TER BONDADE, EDUCAÇÃO E RESPONSABILIDADE → ser educado e procurar sempre fazer o bem são duas das virtudes de maior prestígio dentro da sociedade. Os bons exemplos são sempre seguidos, por isso quem bondade dá com bondade será retribuído. Devemos ser também responsáveis, assumindo sempre tudo aquilo que fazemos. Ter liberdade é saber arcar com todas as nossas obrigações, com nossas responsabilidades.

08 – PERDOAR → ao manter ressentimentos de alguém, nunca se tem o repouso devido para o corpo e para a alma. O rancor não leva a lugar nenhum, apenas serve para criar mais problemas.

09 – DIALOGAR → muitos problemas, brigas, discussões e incompreensões poderiam ser facilmente resolvidos se existisse dialogo entre as pessoas envolvidas. Procure sempre conversar, trocar idéias, experiências, buscar explicações e, antes de tudo, aprenda a conhecer as outras pessoas.

10 – AGIR CONFORME A CONSCIÊNCIA E DE ACORDO COM OS VALORES ÉTICOS E MORAIS → não estamos sozinhos no mundo e tudo aquilo que não queremos para nós também não devemos fazer às outras pessoas.

Aprender a conviver é essencial para melhor saborearmos nossa vida.




FONTES: # CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA.
# ESPECIAL CIDADANIA, Coletânea de textos publicados no Jornal do Senado sobre direitos do cidadão, Senado Federal, Brasília – 2004.